quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Reflexão 1#...

"Algumas pessoas querem ver-te bem, mas nunca melhor que elas."

Vi esta frase neste blog e, nesse momento, soube que tinha que partilhá-la. É uma frase que, ainda que pareça um pouco contraditória, faz todo o sentido. Nesta vida cruzamo-nos com uma milhares de pessoas, umas que passam sem deixar marca e outras que nos marcam profundamente (por bons ou maus motivos).
Há algumas pessoas, às quais consideramos amigos e que, no fundo, não são assim tão boas como nós pensamos. Há pessoas que claramente desejam a nossa felicidade, sempre e quando a nossa felicidade não seja um obstáculo à sua nem dificulte a sua chegada a determinado fim.
São essas pessoas que estão quase sempre presentes no teu dia-a-dia, a quem tu contas os teus segredos e que te desejam sorte para um exame. Contudo, são também as pessoas que quando contas algo que fizeste mal, sentem-se bem porque não foram elas a cometer esse erro ou quando tens boa nota nesse exame, pensam seriamente se estudaste o suficiente, se foi sorte ou se copiaste porque não acreditam tanto no teu mérito. 
Essas pessoas interrompem-te quando estás a dizer algo que conseguiste fazer de especial para dizer "mas eu fiz isto..." ou "lembraste quando tentaste e não correu bem?". São pessoas que tentam inconscientemente (ou não), uma e outra vez, que te sintas mal contigo mesmo e cujos elogios são escassos em palavras e/ou na intenção.
São esses a quem devemos podar da nossa vida, mantendo as outras ramas da amizade bem nutridas e saudáveis.
Essas pessoas são as denominadas frenemies e penso que todos tivemos/temos uma pessoa dessas na nossa vida. 


Eu tive e tu?

7 comentários:

  1. Olha, todos podados! Gente dessa não interessa a ninguém (ou então interessam-se uns aos outros ;P)

    ResponderEliminar
  2. Desculpa perguntar mas és o PS? :)
    Como vi que és de Espanha lembrei-me de um blogger que acompanhava que estava a estudar lá :)

    ResponderEliminar
  3. grande reflexão :p
    r. estás à vontade, a frase tb não é minha, daí as aspas

    ResponderEliminar
  4. Já conheci muitas pessoas assim, infelizmente. É o que mais há por aí...

    r: Obrigada, obrigada :D

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que voltaste à blogosfera :)
    Espero que esteja tudo bem contigo. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Ainda tenho infelizmente... Mas eu sou radical e corto o mal pela raíz.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Esta tua reflexão deixou-me a pensar nisto, e até comentei a questão com o Pedro. Eu tive (e tenho ainda) algumas pessoas na minha vida que correspondem mais ou menos a essa descrição. Quando eu estou mal são muito minhas amigas, quando eu estou bem só sabem dizer 'ah que sorte', 'tens mesmo sorte', 'é fácil ser feliz quando não tens problemas sérios' e coisas do género. Na verdade é um bocadinho irritante, e nesse sentido penso que corresponderão à frase - há pessoas que não nos querem ver melhor do que elas.

    Mas depois é complicado porque por vezes são pessoas que já nos são próximas, e não vais propriamente dar-lhes um chuto no rabo só porque há algumas coisas que te incomodam. Ou se calhar talvez devesse mesmo fazê-lo. O que achas? ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentares o meu cantinho :D