quarta-feira, 19 de março de 2014

Do dia do pai, e da falta dele...

Pai, definido segundo o dicionário de Porto Editora, é: "o nome masculino que define aquele que procriou um ou mais filhos (progenitor); homem que exerce as funções paternas".
Naturalmente, pode dizer-se que eu tenho um pai, porque tenho. É o homem cujo material genético (fusionado com o da minha mamã) me fez aparecer. É também o homem que sempre me permitiu estudar, adquirir os bens materiais necessários (e às vezes desnecessários) e, por agora, é a pessoa que me mantém a estudar no estrangeiro até que termine o curso de medicina (esperemos).
Infelizmente e por motivos que mais tarde vos contarei, o meu pai não mal me fala. Nunca tivemos uma relação muito favorável porque, segundo a mamã, somos tão parecidos que as nossas personalidades chocam.


Quando eu era mais pequeno, discutíamos muito, porque nunca concordei com a sua forma de fazer as coisas mas, principalmente, por causa da discriminação em relação ao meu irmão (não são ciúmes, porque é verdade que a mamã já admitiu que era diferente com um e com outro, sendo pior comigo que com ele).
Com o tempo, aprendi a lidar melhor com ele e, pouco antes de decidir estudar medicina, a nossa relação melhorou exponencialmente. Coisa que se manteve até à pouco mais de dois meses.
Agora, o meu pai não me liga para perguntar-me como estou, ainda que a mamã jure que ele lhe pergunta a ela, duas vezes ao dia, se falou comigo e se estou bem. O meu pai fala comigo menos de 30 segundos quando eu lhe ligo e o meu pai, admitiu-me a mamã, disse que não tem vontade que eu volte a casa.
É triste o que vou dizer, mas a verdade é que eu nunca tive um pai. O dinheiro e a comida na mesa sempre foram postos por ele, tudo o que eu posso comprar é porque ele mo permite, se estou a estudar onde estou é porque ele fez esse esforço.


Mas é isso que define um pai? Fugindo à definição que meti ao principio, pai não deve ser a outra figura que completa uma mãe como um todo? Pai não deveria ser essa pessoa que nos conhece minimamente? Não deveria saber a nossa cor favorita, a comida que sempre nos fez salivar ou o filme de animação que vias vezes e vezes sem conta, que te sabias as falas de memória?
Pai, não deveria ser a pessoa que nos diz "estás no bom caminho filho, estou orgulhoso" em vez da pessoa que se mostra indiferente em todas as etapas superadas na tua vida?
Pai não é a pessoa que tenta estar presente? Que procura sempre chegar a tempo para ver-te quando estás numa peça de teatro, num jogo de andebol ou ganhar um prémio num concurso de ortografia?
Um pai não deveria ser como uma mãe? Porque eu sei que mãe e pai são diferentes, mas é normal que sejam assim tão diferentes ao ponto de tu sentires que o teu pai não passa do homem que te mete dinheiro na conta?
Realmente, a mamã foi mãe e foi pai, ao mesmo tempo, durante toda a minha vida, e é por isso que hoje, por primeira vez desde que sou capaz de falar, não há "feliz dia do pai". Vou esperar pelo dia da mãe, e vou felicitá-la duas vezes.


Espero que vocês tenham o "melhor pai do mundo" e desejo-vos um feliz dia a todos :)

8 comentários:

  1. Meu querido, tens o amor a dobrar da tua mamã (vê-se que há uma grande ligação entre vocês, pela forma carinhosa como falas dela), por isso até acho que lhe devias ligar hoje :) O resto... olha, são "pinners", ehehehe :) Grande beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Hello :)

    Isto de ser pai é muito difícil Pedro. Não há dicas, não há truques infalíveis, vais simplesmente fazendo o teu melhor e rezando para que tudo corra bem. O meu pai não é uma pessoa particularmente emotiva, não é adepto do carinho, passa a vida a gozar comigo e tira-me do sério com frequência, mas é meu pai, sempre me tratou bem, sempre me deu o que eu precisava, fez o que achava que era o melhor para mim e ama-me. O resto é uma questão de personalidade ;) Pelo que contas (é claro que não sei toda a história, mas pronto) o teu pai parece honestamente preocupado contigo ;) Espero que tudo se resolva :)

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  3. Percebo um pouco aquilo que dizes. A minha mãe também sempre foi mãe e pai ao mesmo tempo... =\

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente também "não tenho" pai.
    O meu é/foi e será sempre bem pior que o teu.
    Agressividade maus tratos e estupidez fazem dele um homem rude não um bom pai e marido.
    Por isso este dia nunca é mencionado no meu Blog,

    ResponderEliminar
  5. Estive para não ler este post. Inicialmente pensei que se tratasse de algo do género "o meu pai isto, o meu pai aquilo, é o melhor". Não iria ler não por ciúmes, mas por não saber muito bem o que dizer.

    Mas decidi ler e ainda bem que o fiz. Não estás sozinho.
    Tenho quase 26 anos e posso dizer que pelo menos que me lembre, à 9 não falo com o meu, e vivemos na mesma casa, o que torna as coisas um bocado piores. Diz-me que meto nojo, aliás, não me diz porque não falamos, manda as bocas para o ar, diz que sou estúpida e que tenho a mania.

    Pai realmente é quem faz, mas é mais ainda quem cria e quem acompanha. Não preciso de palmadinhas nas costas, reprimendas são precisas, mas assim, deste jeito, é demais também...

    Beijocas e parabéns à tua mãe que pelos vistos criou um bom filho =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como me comentaram, "não se nasce pai, faz-se".
      Muito obrigado pelo teu comentario e por teres partilhado isso comigo.
      Beijinhos e que tudo melhore :)

      Eliminar
  6. É o que eu costumo dizer para mim própria, nem todos servem para ser pais e pronto, não é só pôr comida na mesa e dar dinheiro para a escola, é muito mais que isso, coisa que eu não tenho (nem da mãe nem do pai) e quando me ponho a pensar muito nisso acabo sempre em choro, mas pronto...

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentares o meu cantinho :D